ENTREVISTA: CONHEÇA KITSUNE RAPOSA

FICHA TECNICA
Nome completo: Renata Melo
Idade: 27 anos
Nome artístico: Kitsune Raposa
Cidade / Estado que mora – Joinville SC, mas nascida em RJ!
Atua a quanto tempo no meio cosplayer: desde 2011
Primeiro Personagem: Anna do anime He is My Master
Personagem Recente: Ahri Star Guardian

CONTATO
Página profissional ou cosplayer: www.facebook.com/kitsuneraposacosplay
Instagram: @kitsuneraposa
E-mail para contato, para convites/trabalho: renata.melo@outlook.com

VAMOS A ENTREVISTA COM A MINHA XARÁ!

Você é muito conhecida, por encarnar em diversas versões da Ahri, de League of Legends.
Por que escolheu essa personagem e quantas versões já fez dela?
Bom, meu apelido tem sido Raposa desde o fundamental, então eu sempre gostei de raposas bichinhos, desde Pokémon, quando conheci a Vulpix. Então eu conheci League of Legends por causa da Ahri, comecei a jogar quando ela foi recém lançada. E ela era também uma raposa e me apaixonei pelo visual dela e por ela no jogo. Aí resolvi que algum dia eu tinha que realizar o sonho de me tornar uma raposa na vida real também. Ela também foi a personagem raposa mais marcante, apesar de ter conhecido outras, ela continua sendo minha favorita.
Eu já fiz as versões/skins da Popstar/Estrela do Pop, Academy/Colegial, Foxfire/Raposa Flamejante, Star Guardian/Guardiã Estelar, Arcade/Fliperama. Challenger/Desafiante e a skin clássica, totalizando 7! Acho que a Ahri me ensinou muita coisa, me fez recuperar uma auto estima que eu não tinha, me fez saber que sou linda, que posso ser sexy, que posso fazer o cosplay que eu quiser, pois ela foi o primeiro cosplay mais desafiador que fiz, e começar com 9 rabos não foi nada fácil! A cada Ahri eu tento me superar mais e imprimir em cada uma delas alguma coisa diferente seja no tecido, na maquiagem, algum acessório ou até em alguma apresentação no palco.

Além de fazer os cosplays, você também gosta de jogar LOL?
Sim, adoro jogar, principalmente ARAM ^_^

Além da Ahri, quais outros personagens você já fez?
Já fiz a Kotoko de Chobits, a Mikuru de Haruhi Suzumiya no Yuutsu, Holy Serenity do Grand Chase, Uraraka Ochako de Boku no Hero Academia, Lux Guardiã Estelar e a Lux Elementalist Mystic, Morgana Noiva Fantasma, Anna do Frozen, D.Va do Overwatch e a versão fanart dela de garota mágica também (ADOOOOORO garotas mágicas ❤️), Lillie do Pokémon, Sailor Saturno, Beatrix do FF9, Rory Mercury de Gate, Ayeka de Tenchi Muyo, várias versões da Kotori de Love Live, Monika de Doki Doki Literature, Tomoyo de Sakura Card Captors, Orianna Fantoche Macabro também do LoL e a Caitlyn versão chroma pack rebel (rosa).

Quantos grupos cosplays já participou? Qual o mais marcante?
Já participei de vários! Mas o mais marcante foi o meu de Grand Chase no Anime Friends, com a minha Holy e seu martelão! Eu estava em SP, só conhecia as pessoas pela internet, então foi muito incrível, as fotos ficaram lindas e o pessoal foi extremamente gentil me ajudando a carregar o martelo pelo evento xD

Boku no hero / Foto @gigaxis  / Froppy @raphacosplay  / Uraraka @kitsuneraposa / Deku @lukki_like_lucky 

Sailor Chibimoon – Pry Felippe Cosplay / Black Lady – Adriana Büchele / Sailor Urano – RachAsakawa.com / Sailor Saturno – kitsuneraposa

Foto @gigaxis

Qual foi seu primeiro cosplay? Você tinha quantos anos? Conte como foi sua experiência!
Meu primeiro cosplay foi em 2011, eu tinha 20 anos e fui convidada para trabalhar no maid café do Hanamachi, evento da cidade onde moro. Eu já desde o início pensei diferente de todo mundo e pensei: ok, se vou fazer uma maid que seja de alguma personagem xD aí eu escolhi a Anna do anime He is My Master. Não ficou tão fiel, eu acertei melhor mais tarde haha escolhi a Anna também porque ela tinha o cabelo parecido com o meu e eu ainda não sabia de como adquirir perucas! Mas a experiência foi incrível! Muitas pessoas adoraram, tiraram muitas fotos e no próprio maid, muitos cosplayers entravam e eu ficava as admirando pensando “OMG! Que maneiro se vestir de um personagem que você ama e se sentir na pele dele!”

Qual cosplay mais complicado, difícil de fazer? E qual mais difícil de usar?
Nossa, eu preciso citar dois aqui. Que são a Morgana Noiva fantasma e a Holy do Grand Chase. A Morgana eu refiz ela inteira mais de uma vez, a saia mesmo foram três vezes até ficar do jeito que eu queria. As asas eu encomendei com o Felipe Duarte Cosmaker de SP, mas eu só recebi elas e eu e meu noivo trabalhamos pra fazer a base de sustentação da mesma apenas segurada pelo corpete (para não aparecer nenhum tipo de alça). Colocamos todos os leds da saia e nos olhos das asas. O led da luva dela também foi trocado para ser azul e soldado novamente pra não ter mal contato. Ela com certeza é o cosplay mais trabalhoso de usar, são pelo menos uma hora para pintar minha pele inteira de azul e mais 1h no mínimo para retirar toda a maquiagem do corpo. E a Holy também foi muito difícil por causa do martelo que também fizemos juntos, é um martelo maior do que eu xD a gnt fez de isopor e acabou cobrindo com massa plástica e por ser enorme, levou muito tempo lixando, e nem ficou tão bem lixado assim T_T estávamos com pressa na época! Ele acabou ficando pesado demais também…e o cosplay da holy num todo é muito difícil de usar, as botas enormes e as luvas.
Das minhas Ahris, a mais difícil de usar e fazer foi a Ahri Desafiante! Tive que pintar o rabo inteiro dela que era branco num degradê de rosa magenta pra roxo! Sem contar o salto da bota que é terrível de usar por muitas horas e são muitas armaduras, luvas, muita coisa que impede você de se mexer bem e respirar tranquilamente 8’D

Quais são seus próximos projetos?
A Chapéuzinho Vermelho (Akazukin) de SinoAlice versão clériga, Hinata do Naruto, Akko de Little academy witch, Hikaru de Guerreiras Mágicas de Rayearth, Corrector Haruna de Corrector Yui, Kazumi do Tekken 7 e Ahri Dinastia e KDA pra continuar a novela das Ahris haha xD Black Cat D.Va também está nos meus planos para o ano que vem *-*

Qual é sua visão referente aos eventos, como eles tratam os cosplayers, quais pontos a melhorar?
Acho que num geral, todos são legais. Todos se esforçam pra dar um espaço legal pra gente, adoro evento que tem coshelp com lugar pro cosplayer se trocar ou ajeitar a peça se alguma parte quebrar em evento. Acho legal também quando valorizam as apresentações cosplay com palcos e telões bonitos. Acho que só na hora do desfile que é muito dolorido ficar esperando às vezes até por uma hora em meia em pé, então seria legal que fossem organizados um pouco mais rápidos ou disponibilizassem algum local pra sentar. No mini-hanamachi fizeram uma fila com cadeiras, foi bem legal a iniciativa. Único ponto a melhorar é só fazer com que os concursos sejam pontuais no horário que é pra começar.

Qual foi a situação mais bacana, inusitada e/ou engraçada que você passou como cosplayer?
A primeira vez que usei cosplay num evento enorme, foi no Anime Friends 2013, eu fui de Kotoko de Chobits. Foi a primeira vez que estava usando aquele cosplay e, ao colocá-lo, percebi que os laços da frente caiam e ficavam murchos…eu fiquei muito triste porque estava muito feio do jeito que estava…lembro até hoje que uma menina vestida de Katy Perry, com cabelo azul e o vestido cheio de bolinhas coloridas saltadas, veio e me deu dois alfinetes de segurança – na época nem sabia da existência disso! – e falou pra eu pregar nas pontas que o laço ficaria empinadinho certinho. E deu muito certo. Aquela menina não sabe, mas ela salvou meu anime friends e meu cosplay :’)

Já passou por alguma situação ruim, desconfortável ou até preconceituosa como cosplayer?
Acho que todos nós já passamos por algo. Uma vez minha foto de Ahri foi postada numa página e me chamaram de gorda e de outras coisas. Uma vez num evento fui tirar foto com uns caras e eles fizeram um gesto obsceno apontando para meu decote…mas foi apenas essas ocasiões! Geralmente todo mundo é muito legal e respeitável.

Você além de desfilar, participa de apresentações cosplayer, certo?
Qual foi a mais trabalhosa de fazer? Tem algum registro?
SIM! Apresentações cosplays é a parte que eu mais gosto de fazer cosplay! Acho que a mais difícil de fazer na parte da criação foi da Ahri Star Guardian e da minha em grupo com minha amiga Val Koslovski de Soraka. Eu demorei uns 6 meses pensando no roteiro de ambas. E a em dupla foi até difícil pra fazer um circulo em acetato pra simular um ataque.
individual: https://www.youtube.com/watch?v=RWcXaaX1fUI
Em grupo: https://www.youtube.com/watch?v=u_6bitJvbMc

Agora, em questão de mais difícil de executar, eu colocaria a Apresentação da lux mystic porque o staff tem que fazer muuuuitas coisas e eu interajo com várias tbm haha

Quais títulos e premiações você já ganhou?
Nossa gente, são muitos >< eu posso colar aqui uma relação de todos até agora, porque resolvi começar a registrar haha mas é muita coisa >< São 7 anos de cosplay e 5 anos de apresentações no palco❤️

1º lugar apresentação individual – Kotoko de Chobits – Hanamachi 2013 https://www.youtube.com/watch?v=itKKUWq51Sc
2º lugar desfile Hanamachi 2013 – Ahri Clássica
2º lugar desfile Aniventure 2014 – Ahri Clássica
2º lugar desfile Omake 2014 – Ahri Clássica
1º lugar desfile Wasabi 2014 – Ahri Raposa Flamejante
1º lugar em apresentação individual no Anime Sports 2015 – Irelia Lâminas Noturnas – League of Legends
(https://www.youtube.com/watch?v=rqTBos4EJdE )
2º lugar no desfile da Pichau Arena no Hanamachi Evento 2015 – Irelia Lâminas Noturnas – League of Legends
2º lugar no Aniventure 2015 etapa YCC – Anna – Frozen (apresentação https://www.youtube.com/watch?v=frb9p_HyaWg&t=3s )
2º lugar desfile no Omake-SC 2015 – Holy
1º lugar desfile no Yatta Anime Fest 2015 – Holy
2º lugar apresentação individual no Aniquest 2015 – Kotoko https://www.youtube.com/watch?v=l4gZf6z2Dho
1º lugar desfile PAM de Verão (Paraná) – Kotoko
2º lugar apresentação individual PAM de Verão 2015 – Kotoko
1° Lugar no Desfile – AniVenture – Itajaí 2015 – Orianna Fantoche Macabro
1º lugar desfile Gamercon 2016 – Morgana noiva fantasma
Troféu de melhor cosplay de games no Aniventure 2016 – Beatrix – FF9
1º lugar apresentação individual livre – Wasabi 2016 – Anna Frozen fever
1º lugar apresentação em grupo no Wasabi 2016- Anna e Elsa Frozen Fever https://www.youtube.com/watch?v=IClNA2-co6A
1º lugar desfile Anime Gakuen de verão 2016 – Ahri Colegial
2º desfile do Anime Gakuen 8ª Edição 2016 – Morgana Noiva Fantasma
1º lugar em apresentação individual no Animanime 2016 – Ahri Colegial
2º lugar desfile no Animanime 2016 – Ahri Colegial
2º lugar apresentação individual na Hypercon Blumenau 2016 – Ahri Raposa Flamejante
2º lugar desfile na Hypercon Blumenau 2016 – Ahri Raposa Flamejante
2º lugar apresentação individual tradicional Omake 2017 – Sailor Saturno
3º lugar desfile Omake 2017 – Sailor Saturno
3º lugar desfile no Mini Hanamachi 2017 – Holy
1º lugar em apresentação individual livre no Aniventure 2017 – Lux Guardiã Estelar – League of Legends
Troféu de melhor herói no Aniventure 2017 – Lux Guardiã Estelar – League of Legends
3º lugar em apresentação individual tradicional no Aniventure 2017 – Lux Guardiã Estelar
1º lugar em apresentação em grupo no Aniventure 2017 – Lux Guardiã Estela com Jinx Guardiã Estelar – https://www.youtube.com/watch?v=HNx4fhlWvxU&t=85s]
1º lugar de apresentação em grupo no Omake 2017 – Sailor Saturno e Jinx Guardiã estelar – https://www.youtube.com/watch?v=iH6kOIVZm-o
1º lugar apresentação em grupo Anime Gakuen de Verão 2017 – Ahri Raposa Flamejante e Jinx Fogos de artifício – https://www.youtube.com/watch?v=Q0uqQsHgXjw
1º lugar desfile no Festival do Japão 2017 Joinville – Morgana Noiva Fantasma
2º lugar desfile na Campus Party de Pato Branco 2017 – Ahri Raposa Flamejante
1º lugar desfile no Wasabi 2017 – Lux Star Guardian
1º lugar apresentação individual livre no Wasabi 2017 – Lux Star Guardian
1º lugar em desfile de visual Wasabi 2017 – Mahou D.Va
2º em apresentação individual tradicional no Wasabi 2017 – Lux Star Guardian
2º lugar em apresentação em dupla no Wasabi 2017 – Mahou D.Va
1º lugar no desfile do Anisoul 2017 – Morgana Noiva Fantasma
1º lugar em apresentação individual livre (sábado) no Hanamachi 2017 – Mahou D.Va – https://www.youtube.com/watch?v=Cafs-MAEY-Q
1º lugar em apresentação grupo livre (sábado) no Hanamachi 2017 – Mahou D.Va – https://www.youtube.com/watch?v=PnJTllTExac&index=22&list=PLixt83H9GWtFvGMODS90fCaCBeXz9Vzrc
1º lugar em apresentação individual livre (domingo) no Hanamachi 2017 – Lux Star Guardian – https://www.youtube.com/watch?v=uSGlo-fBO84
1º lugar em apresentação grupo livre (domingo) no Hanamachi 2017 – Lux Star Guardian – https://www.youtube.com/watch?v=UnSlH2daFRE
2º lugar em apresentação grupo tradicional (domingo) no Hanamachi 2017 – Lux Star Guardian
3º lugar em apresentação individual tradicional (domingo) no Hanamachi 2017 – Lux Star Guardian- https://www.youtube.com/watch?v=-CTbWmBQ4Mw
1º lugar em apresentação individual na Hypercon 2017 – Rory Mercury https://www.youtube.com/watch?v=If4OBbkXPg8
3º lugar no desfile da Hypercon 2017 – Rory Mercury
1º lugar em apresentação individual Omake 2018 – Rory Mercury https://www.youtube.com/watch?v=_-SIX0MfKN0
2º lugar em desfile no Omake 2018 – Rory Mercury
3º lugar em apresentação em grupo no Omake 2018 – Anna e Elsa livre https://www.youtube.com/watch?v=f4eQMDxa7-c
1º lugar em apresentação individual Gakuen de veráo 2018 – Lux Mystic – Elementalist https://www.youtube.com/watch?v=NEobR9K9wQk&t=1s
3º lugar em desfile Gakuen de verão 2018 – Lux Mystic Elementalist
1º lugar em apresentação individual livre AV 2018 – Uraraka Ochako -https://www.youtube.com/watch?v=s3o6_gEXNJ8&t
2º lugar em apresentaçao tradicional seletiva YCC AV 2018 – Rory Mercury – https://www.youtube.com/watch?v=P6ErC3KIO3g&list=PLWlQtWKKcI0MDRJlHlr3sv2EMnDJud7bL
1º lugar em apresentação em grupo AV 2018 – Uraraka e Bakugou – https://www.youtube.com/watch?v=xgOVZ82t5ec&t=
Destaque melhor apresentaçao de anime e mangá AV 2018 – Uraraka e Bakugou
2º lugar em apresentação individual no sábado do Anime Friends 2018 – Mahou Dva
3º lugar em apresentação individual no domingo do Anime Friends 2018 – Uraraka Ochako
1º lugar em desfile com Morgana Noiva Fantasma na feira do livro de Jaraguá do Sul 2018
1º lugar em desfile no Wasabi 2018 com Ahri Star Guardian
1º lugar em apresentação individual livre no Wasabi 2018 – Ahri Star Guardian – https://www.youtube.com/watch?v=v_yy1WGZRFE&t
1º lugar em apresentação individual tradicional no Wasabi 2018 – Ahri Star Guardian – https://www.youtube.com/watch?v=RWcXaaX1fUI&t
1º lugar em apresentação individual tradicional no Shinobi Spirit 2018 – Ahri Star Guardian
1º lugar em desfile no Shinobi Spirit 2018 – Ahri Star Guardian
1º lugar em grupo e vaga do WCS no Shinobi Spirit 2018 – Ahri Star Guardian e Soraka Star Guardian – https://www.youtube.com/watch?v=u_6bitJvbMc
1º lugar em apresentação individual no Gakuen 2018 – Ahri Star Guardian – https://www.youtube.com/watch?v=hZRRPFIQoqI
1º lugar em desfile no Gakuen 2018 – Ahri Star Guardian
1º lugar em grupo no Gakuen 2018 – Ahri Star Guardian e Ahri Academy – https://www.youtube.com/watch?v=qDvq-DBcz5w
2º lugar em apresentação individual no AnimeXtreme 2018 – Ahri Star Guardian
2º lugar em desfile no AnimeXtreme 2018 – Ahri Star Guardian

Qual sua maior fonte de inspiração? você tem algum ídolo?
Tenho sim! Eu me inspiro muito na Witchiko, na Layze Michele, na Thaís Ariane (lolisakura) para fotos, props e roupas bem feitas.

No Psyposer (maquiagem e escolha de tecidos), na Ruky e na Joana Kretzer também pelos cosplays incríveis mas principalmente pela inspiração que me dão por brilharem tanto no palco. Assisto as apresentações deles e fico pensando: é nesse nível que quero chegar!

Na foto acima: Witchiko & Psyposer

Qual a dica que você dá para quem tá começando no meio cosplayer?
Se você está no começo, pode escolher um personagem que você realmente ame, e com todo o carinho que você vai colocar no cosplay que você quer fazer em forma de homenagear a personagem que tanto gosta, você conseguirá chegar a um resultado incrível!
Faça com carinho, não se apresse, que tudo dará certo! Com amor, ele ficará perfeito. Faça cosplay em grupo, é uma experiência maravilhosa! Você divide esse seu grande amor com gente que você ama, ou ainda conhece novos amigos ^^ Mas acima de tudo, se divirta! Cosplay é para isso, seja com fotos, seja se apresentando no palco, ou até mesmo só caminhando pelo evento. Confie na sua costureira do bairro! Com o tempo você aprende que ela pode ser incrivelmente mágica e trazer tudo o que você queria pra fora do papel! Procure muitos tutoriais na internet ou no youtube, tem muita coisa por lá! Pra sapatos, compre usados e costumize-os. Perucas podem ser adquiridas no ebay, aliexpress ou até mesmo em muitos grupos do facebook de venda de cosplay usados e semi-novos.
Já para apresentações, assista todo o anime de novo, procure fanfictions se não tem muito material do personagem, anote todas as falas do personagem, e vá montando um roteiro com começo, meio e fim, sempre tendo em mente que quem te assistir pode não conhecer a sua mídia, então deixe bem fácil de entender até por quem nunca assistiu a obra. Faça algo interessante que desperte algum sentimento na plateia, foque nela! Tristeza, raiva, felicidade, risos, fofura….há muitos sentimentos a serem explorados e quanto mais você colocar, mais rica sua apresentação irá se tornar!
Eu encontrei no cosplay uma forma de me expressar artisticamente e espero que vocês possam encontrar também coisas maravilhosas nesse mundo. Muito de mim está aqui e, além de encontrar amigos fantásticos, eu fico muito surpresa, feliz e grata por tanta gente ser fã do que eu faço como cosplayer. Cada palavra de carinho me motiva a melhorar e dar o meu melhor cada vez mais. Só tenho a agradecer ao cosplay por fazer eu conseguir enxergar em mim algo de muito bom, que me faz evoluir como artista a cada dia.

Comentários