MARVEL COMICS: MAGNETO do jeito que os fãs gostam?

 

Esta matéria sobre Magneto possui spoilers para a revista “X-Men Blue # 31”

Como todo leitor assíduo dos X-Men deve saber. já faz um tempo que os roteiristas tentam trazer Magneto para o lado ‘do bem’ de uma forma que mantenha os fãs dos personagem. Mas, embora Magneto ainda esteja entre os personagens preferidos dos quadrinhos mutantes, ele mantém esta posição como um vilão e não como um herói, apesar de todos os esforços que a Marvel tem feito em mudar isto…

É fato que Magneto tem se esforçado em se manter do lado dos ‘anjos’, mas para se manter lá ele tem de enfrentar diariamente à ‘demõnios internos’, pensamentos e desejos de vingança que dificultam susa permanência. E parece que na revista “X-Men # 31”, o ‘lado mau’ venceu!

Neste numero, Magneto se dedica a encontrar o seu objeto de vingança, que inclusive esta em sua lista de mortes, Emma Frost. Não é exatamente algo inesperado se lembrarmos de alguns acontecimentos do passado que envolvem o vilão reformado (ou herói exitante?). Por exemplo, quando ele quis se juntar aos X-Men no passado, foi realizada uma reunião entre Jean Grey e Erick, com o objetivo de verificar se ele estava mesmo decidido a mudar seu…estilo.

Nesta ocasião o que Jean viu na mente de Erick, foi o periodo em que ele viveu em um campo de concentração nazista. Foi neste período que o menino começou a se transformar no que Magneto é hoje, todo medo e ódio que ele sentiu nesta época, marcou-o de forma definitiva. Esta marca ou cicatriz, é o que impede Magneto de mudar. É o que faz com que ele volte sempre a sua condição anterior: um vilão violento e sem limites (embora tenha uma motivação aparentemente nobre; a defesa de seus irmãos mutantes….).

Ora, acontece que graças ao  domínio mental exercido por Emma Frost, Magneto acabou sendo levado a cometer crimes graves durante o evento “Inhumans vs X-Men”. Ao se livrar de tal domínio ele não achou que fosse justificável as ações de Emma e deixou claro que iria matála. E com este intuito sua primeira parada é o ‘Clube do inferno’…

O ataque de Magneto é violento e sangrento, a ponto de chocar alguns dos X-Men encarregados da investigação que não tinham idéia que ele fosse capaz de tamanha destruição. Eles concluem que esta é a verdadeira natureza de Magneto…

Os X-Men acabam por descobrir a localização exata de Emma Frost. ela esta em Paris, pronta para desaparecer e ficar o mais longe possível de Erick. Os X-Men a encontram, não como inimigos, mas para protege-la de Magneto. Emma os aconselha a ficarem fora do assunto, para sua própria segurança. Mas, conhecendo os X-Men, sabemos que isto é impossível.

Resta agora sabermos para onde se encaminhará toda esta história. Será que a Marvel vai devolver Magneto a seu legítimo lugar: vilão de primeira grandeza. Analisando os acontecimentos , este parece o caminho natural das coisas. Mas, damos ênfase no ‘parece’, pois a Marvel é imprevisível (as vezes no sentido ruim), não custa nada Magneto estar sendo mais uma vez ‘manipulado por alguém’ ou no último minuto reencontrar o equilíbrio….

A resposta certamente não esta na revista “X-Men # 31” que já esta disponível nas lojas (nos EUA), ou naquele scan perto de você…Mas, certamente estará no final deste arco.

 

Comentários