Entrevista Cosplay: Conheça Kyuzumi "Kyu"

FICHA TÉCNICA
Nome completo: Felipe Nogueira
Idade: 23
Nome artístico: Kyuzumi “Kyu”
Cidade / Estado que mora: São Leopoldo / RS
Atua a quanto tempo no meio cosplayer: 10 anos
Primeiro Personagem: Uchiha Sasuke (Naruto)
Personagem Recente: Aizawa Shota (Boku no Hero Academia)
CONTATO
Página profissional ou cosplayer: www.facebook.com/kyucosplay
Instagram: @kyuzumi
E-mail ou telefone para contato, para convites/trabalho: kyu-zumi@hotmail.com
Quando e como iniciou seus cosplays?                                                                                                                                                                    Eu iniciei no mundo cosplay em 2008, exatos 10 anos atrás. Soube por um extinto programa de video games em 2006 que o Brasil havia ganhado a final no Japão do World Cosplay Summit (WCS) e este foi meu primeiro contato com a palavra “cosplay” e decidi neste momento que iria fazer. Sempre gostei de imitar e me vestir como personagens de jogos, animes e quadrinhos. Ironicamente, enquanto assistia o programa eu estava fazendo as luvas vermelhas do Jin Kazama do jogo Tekken 3, então aquilo me pareceu um chamado para algo maior. Ainda na infância, vestia um casacão do meu pai, colocava uma meia calça na cabeça deixando rosto e cabelo para fora, pegava um baralho de cartas e uma taquara e interpretava o Gambit. Isso era tão frequente à ponto de incomodar meus pais. Hahaha

Qual foi seu primeiro cosplay?
Meu primeiro cosplay foi o Uchiha Sasuke, do anime Naruto, na versão de traje negro no episódio contra o personagem Gaara.
Qual foi seu primeiro cosplay? Você tinha quantos anos? Conte como foi sua experiência! 
O primeiro cosplay foi o Uchiha Sasuke, do anime Naruto. Eu tinha na época 13 anos e usei na 4ª vez que fui em um evento de anime. A primeira vez que usei propriamente, não houve uma repercussão tão boa. Eu tinha cabelo curto e não tinha acesso à perucas na época. Mas ainda naquele mesmo ano, em meados de novembro, utilizei uma segunda vez já com o cabelo ajeitado e com acessórios melhores e foi realmente incrível. Apesar de haver muitos outros cosplayers de Sasuke naquele evento de alguma forma me destaquei e me senti muito realizado por isso.
Como funciona a escolha de personagens para fazer cosplay?
Por identificação, principalmente no jeito e nas escolhas. Mas às vezes também por me achar parecido fisicamente ou por simples admiração ao personagem. Quando as três coisas estão juntas (identificação no jeito, parecido fisicamente e admiração) aí é um super combo de satisfação ao fazer o cosplay.
 
Você pontua quais principais características dessa escolha?
A principal dela é a admiração e a identificação no jeito do personagem. Apesar de hoje haverem pessoas que gostam dos meus cosplays, já fui muito criticado. Príncipe Caspian que é um personagem sempre lembrado que fiz cosplay foi um que muitos desacreditaram. Por isso ser parecido fisicamente pra mim é o menor dos motivos. Ser capaz de, por exemplo, mudar de algo comum como um nerd qualquer para algo extraordinário como um super-herói é a verdadeira essência do cosplay. Shazam!
 
Você ficou um tempo afastado do meio cosplay.
Foram fatores pessoais ou houve realmente um desgaste no cenário?
Ambas as questões. Eventos de anime mudaram demais seu público e cronograma, o ambiente cosplay que era um hobby underground evoluiu em um negócio estilo “show business” e me senti deslocado. Também houve diversos fatores como minha vida acadêmica e profissional como graduar-me e lidar com a minha própria empresa. Tudo isso e outras questões pessoais me fizeram me afastar sem perceber. Mas aos poucos e mais maduro pretendo voltar, pois nunca deixei de gostar de exercer esse hobby além de possuir muitos amigos graças à ele!
 
Qual cosplay mais complicado, dificil de fazer? E qual mais dificil de usar?
Pra mim todos são complicados em algum sentido, ou não teria desafio. Haha O mais complicado até hoje de fazer e de usar foi o Milo de Escorpião (Cavaleiros do Zodíaco) principalmente pelo tempo que eu tinha pouco, feito em menos de 2 meses. E também pela baixíssima locomoção devido o tamanho da armadura. 
Como foi fazer o  Eraserhead (Aizawa Shota) ? Deixamos aqui registrado que adoramos o resultado!!!
Foi ótimo! Fazia tempo que não me divertia e me empolgava tanto com um anime como Boku no Hero, além de me sentir muito representado pelo Aizawa! Eu tenho exatamente o mesmo jeito dele em sala de aula desde o ensino fundamental. Meus colegas e professores inclusive diziam que eu “estudava por osmose” pois sempre estava no fundo da sala dormindo, mas sempre tive ótimas notas. O processo de criação foi extremamente simples e a locomoção foi muito fácil (falando como alguém que já usou muitas armaduras!) e todos ao redor abraçaram muito a proposta. Foi um ótimo retorno ao mundo cosplay e muito obrigado!
Quais são seus próximos projetos? 
Atualmente fiz algumas fotos com cosplays simples de Dorian Gray (filme de 2009, com o ator Ben Barnes) e de Espantalho do filme Batman Begins. Estas fotos serão postadas ao longo do halloween e novembro. Os meus planos futuros são essencialmente refazer alguns cosplays que estão empoeirados como Gambit, Batman, Asa Noturna, Shiryu de Dragão…e também algumas coisas novas como Kuzco (Nova Onda do Imperador), Ken Masters (Street Fighter Zero), Spiderman, Magneto, entre muitos outros. Não prometo datas, pois quero trabalhar conforme meu espírito criativo!
Qual é sua visão referente aos eventos, como eles tratam os cosplayers, quais pontos a melhorar?                                   Acredito que seja bom, os eventos evoluíram bastante e pelo menos na região do RS vejo uma grande valorização dos cosplayers hoje em dia. Não estou por dentro das últimas no assunto, mas na minha percepção comparado ao meu período de atividade parece muito melhor.

Qual foi a situação mais bacana, inusitada e/ou engraçada que você passou como cosplayer?                                                      São tantas, mas ao mesmo tempo é difícil citar uma. Haha Gosto de uma vez em uma apresentação cosplay com o personagem Li XingKe do anime Code Geass onde no meio da apresentação a espada quebrou enquanto eu fingia estar me protegendo de tiros de armas. Mas o pessoal gostou tanto do efeito junto a apresentação que ninguém que estava presente se importou, todos acharam que tivesse sido de propósito.

Já passou por alguma situação ruim, desconfortável ou até preconceituosa como cosplayer?
Acho que qualquer pessoa que já fez cosplay por um período já passou. Muitas pessoas em eventos de anime (público) não compreendem que você pagou como eles para estar lá e está exercendo um hobby. Lhe tratando como se fosse um convidado ou atração que tivesse que se submeter as vontades deles. Como pedidos para usar ou pegar partes do seu cosplay, debochando ou até não se importando em danificar alguma coisa. Mas até nisso percebo que já tivemos progressos.
 
Sua familia apoia seu hobby?
Hoje em dia sim. Mas no inicio não, detestavam. Achavam perda de tempo e de dinheiro e que era uma fase imatura. Muitas brigas sobre isso, na verdade. Mas como fiz cosplay um meio de vida por muito tempo, atendendo pedidos de cosmaker, vencendo apresentações, jobs como atração, etc. E graças ao dinheiro extra e ao reconhecimento que obtive com isso minha família passou a aceitar com o tempo, e hoje posso dizer que existe um apoio e um reconhecimento.
 
Quais itens, acessórios são mais difíceis de fazer/encontrar no modo geral para o cosplay?
Para mim, neste exato momento são perucas, lentes e acessórios da China. O serviço de entregas dos Correios cada vez mais estão abusivos, ao invés de melhorarem. E também pelo atual cenário econômico do Brasil, com o dólar muito alto. E com isso acaba-se limitando e encarecendo as opções.

Qual sua maior fonte de inspiração? você tem algum ídolo?                                                                                                                          Eu tenho muitos, alguns mais recentes outros mais antigos. E acho que esse é o segredo da criatividade, ter muitas referências e inspirações! Admiro muito a Kamui Cosplay no cenário internacional pela sua “mão de obra” e mecanismos nos cosplays. Tem também a  Angela Bermúdez, que pra mim, é uma artista por completo. Admiro muito a Otavia Cé (Lancaster Cosplay) aqui do RS, pois desde que eu comecei a fazer cosplay ela já detonava! E gosto muito também do Matt Zanchin, minha dupla cosplayer por muito tempo, pela suas ideias e interpretações sempre buscando ressaltar o lado teatral e cinematográfico do cosplay. Não poderia esquecer a Misa Quinzel (Camila Mendonça), que sempre me deu muitas dicas de costura e sempre está se desafiando. Fora estes, não sei quantos mais poderia citar! A Lucy Leech, Nayigo, Steh Florencio, Jhess Angel, Adriana Büchele, Cel Cosplay, Dani Vind e muitos e muitos outros. Hahaha

Qual a dica que você dá para quem tá começando no meio cosplayer?                                                                                                Coloque o coração em tudo o que faz! Não só para cosplay, mas para qualquer coisa. Se for para fazer de qualquer jeito ou para ficar famoso, não vale a pena. Só vai lhe render estresse e decepções. Cosplay é um hobby, uma arte que toca sua criança anterior que queria ser um personagem de histórias em quadrinhos. Esta é a melhor dica que posso lhe dar, porque todo o resto você já encontra em tutoriais no Youtube e no Google!

Comentários