Eis aqui o 1º FanFilm do Batman (no mundo) a ser finalizado no formato longa-metragem. Não bastasse esse feito, ainda mais legal é o fato de ser um filme brasileiro. Sim, eu disse brasileiro!
Nas mega produções americanas, os super-heróis são mostrados como “deuses” em histórias de pouco roteiro e de muitos efeitos especiais. Porém, o cineasta brasileiro Elvis delBagno decidiu criar a sua versão do Homem-Morcego, em Um conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo, fan film lançado em setembro de 2014.
Na verdade este ousado projeto começou em 2008, após delBagno se graduar no curso de Cinema, isto é, exatamente o período em que O Incrível Hulk e Homem de Ferro chegavam às telonas do mundo. “Sentia falta da filosofia que estamos acostumados a ver nas HQs”, contou ele, que, ao perceber uma falha nos longas-metragens em circuito comercial, “resolveu se arriscar”. Ao minimizar os custos do uniforme do Guardião de Gotham sem prejudicar a estética do filme, o cineasta pôde trabalhar o que priorizava: o roteiro.
O Batman de Elvis delBagno traz uma visão desvinculada das características “hollywoodianas” presentes nos filmes do “Homem-Morcego”. Enredo autoral, prioridade às histórias dos personagens ao invés de explosões, lutas insanas e efeitos especiais. A trama traz uma narrativa lenta, por vezes, sem falas. Uma analogia à sociedade brasileira moderna aliada ao estudo profundo do Ser Humano. O Filme trata das dificuldades das pessoas em enfrentarem seus traumas passados e como o meio social pode destruir os sonhos de uma vida.
O Batman brasileiro se mostra perturbado e confuso por se perder em seu ‘Eu’ a cada dia que tenta descobrir mais sobre si mesmo. Já o vilão, um boneco ventríloquo, tem sua existência explorada a fundo a fim de explicar a mente psicopata de um chefe da máfia.
BATMAN FAN FILM: Um Conto De Batman: Na Psicose Do Ventriloquo from Elvis Vive Produções on Vimeo.
SINOPSE: Sem lei e sem proteção, as ruas e o submundo de Gotham são infestados por todo tipo de criminosos. E é neste ambiente que Batman (Lorenzo Martin, de Viver a Vida) investiga uma fábrica suspeita de alterar os medicamentos enviados ao Asilo Arkham (prisão de vilões insanos). Recebendo os conselhos do mordomo Alfred (Amaral Andrade, de O Negócio), o vigilante descobre que os antagonistas por trás da operação estão o Ventríloquo (Caetano Martins) e seu boneco, o tenebroso Scarface (Anderson Haag). O vilão deseja despejar suas substâncias tóxicas nas esquinas da cidade – algo que o Cavaleiro das Trevas, evidentemente, não vai permitir, custe o que custar e doa a quem doer.
Além do conflito, a obra narra como cada um dos personagens chegou até ali, através de explanações sobre os problemas políticos, econômicos e sociais de uma Gotham City muito semelhante ao Brasil.
Ficha Técnica
Um conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo
Duração: 88 min
Formato: 2k/4k
Elenco: Lorenzo Martin, Amaral Andrade, Caetano Martins, Anderson Haag.
Roteiro: Elvis delBagno e Ricardo Syozi
Direção: Elvis delBagno
Comentários
Postar um comentário